Project Description

Esposende

A Academia Nacional Superior de Orquestra (ANSO) abriu em Outubro de 1992 e foi oficialmente reconhecida pelo Ministério da Educação a 15 de Novembro de 1993.
A vertente pedagógica da Associação Música – Educação e Cultura (AMEC), deu origem à constituição, entre outros, da Orquestra Académica Metropolitana (OAM), que juntamente com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, o Conservatório Metropolitano de Música de Lisboa e a Escola Profissional Metropolitana são parte de um projecto integrado, singular e único no nosso País.
Estas entidades são tuteladas pela AMEC, associação cultural sem fins lucrativos declarada de Utilidade Pública.
Caracterizada por uma intensa prática musical e com um ensino de excelência, o seu corpo docente é constituído, não só por membros da OML, como também, por músicos/pedagogos de reconhecido mérito nacional e internacional.
Na ANSO são ministradas as Licenciaturas em Piano para Música de Câmara e Acompanhamento, Direcção de Orquestra e Instrumentista de Orquestra – que contempla o ensino dos seguintes instrumentos: flauta, oboé, clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone, tuba, percussão, harpa, violino, violeta, violoncelo e contrabaixo.
Dentro de um plano articulado de inserção dos alunos no meio profissional, permitindo-lhes a apresentação junto do público, nasceu a OAM – composta pelos cerca de cem alunos que frequentam a Academia. Esta formação juvenil apresenta-se regularmente sob a direcção do seu Maestro Titular e Director Artístico, Jean-Marc Burfin, bem como de alunos de Direcção de Orquestra, servindo assim de elemento fundamental para a formação de novos maestros.
Paralelamente, e no âmbito do seu programa curricular, a prática de Música de Câmara é um dos pilares da formação dos alunos da ANSO. Já por diversas vezes premiadas, as diferentes formações de câmara desta Academia formam uma dinâmica de trabalho ímpar no panorama do ensino superior em Portugal, constituindo um factor primordial no aperfeiçoamento a nível artístico dos jovens intérpretes.
Tab content 2