Project Description

    Around The House
    Constituído por alunos do CIT Cork School of Music, Irlanda, “Around the House” apresenta um programa constituído por música tradicional Irlandesa com uma abordagem inovadora e excitante.

    Ciara O’Leary Fitzpatrick, concertina
    Ciara O’Leary Fitzpatrick começou a tocar música tradicional irlandesa com 4 anos de idade aprendendo com a sua mãe. Começou a tocar concertina com 7 anos com o campeão irlandês de concertina Hazel Bolster na escola de música local bem como participando em inúmeros cursos de aperfeiçoamento. Desde então tem tocado em vários grupos durante todo o seu percurso académico. Atualmente frequenta o mestrado em performance no CIT School of Music Cork.

     

    Cormac McCarthy, piano, professor
    Cormac McCarthy é um compositor, arranjador e pianista nascido em Cork. Iniciou os estudos de piano com 4 anos e, pouco tempo depois, descobriu o prazer da composição. Toca e compõe para os mais variados géneros musicais, desde a música clássica, ao jazz e à música tradicional irlandesa, tendo viajado pela Europa e pelos Estados Unidos. Em 2010 venceu uma bolsa do prestigiado Bill Whelan International Music Bursary, um prémio atribuído a jovens compositores irlandeses para estudarem no estrangeiro. Obras e arranjos seus recentes têm sido apresentados e gravados na América, incluindo duas gravações separadas pelos prestigiados músicos de jazz Phil Woods e Jeff Hamilton. Nos últimos 12 meses Cormac tem tocado com a violinista nomeada para Grammy liz Carrol, incluindo um concerto de uma hora para a prestigiada rádio WFMT de Chicago. Cormac McCarthy é licenciado e mestre pela Escola de Música de Cork e pela Universidade DePaul de Chicago, respetivamente.

     

    Johnny McCarthy, rabeca e flauta, professor
    Johnny McCarthy nasceu em Cork e é muito conhecido em toda a Irlanda, Europa e EUA como um músico extremamente talentoso na música clássica e na música tradicional irlandesa. Com um início de formação ligado à música tradicional irlandesa, na adolescência, iniciou a exploração do mundo da música clássica e estudou na Escola de Música de Cork. Mais tarde, estudou no Conservatório de Música de Zurique, na Suíça sob orientação do professor de flauta, Jean Poulain. Apresentou-se como solista e membro de vários grupos em espaços de destaque. Johnny já se apresentou como solista com a Orquestra de Câmara da Irlanda e gravou com artistas como Michael Ó Súilleabháin, The Four Star Trio, John Gibson, Antonio Breschi, John Spillane e muitos outros. O aclamado CD, “Fool Dream” apresenta música composta em colaboração com o pianista Pat Crowley. Johnny aparece frequentemente na TV irlandesa e TV internacional tanto como artista como apresentador de muitas produções tanto em irlandês como Inglês. Atualmente leciona flauta, música tradicional e tecnologia musical no The Cork School of Music CIT. Estudou irlandês, Etnologia e Música na UCC e tem um mestrado da World Music Irish Centre UL. Apresentou trabalhos académicos em toda a Irlanda, Inglaterra, França, Suíça e EUA.

     

    Lucia Mac Partlin, rabeca
    Lucia Mac Partlin, de 20 anos, de Co. Tipperary na Irlanda começou a tocar rabeca com 4 anos de idade. Começou a tocar música clássica mas rapidamente começou a interessar-se mais pela música tradicional irlandesa e tornou-se, desde então, uma intérprete muito bem sucedida. Venceu vários concursos nacionais, incluindo o 2012 Fiddler of Dooney title, o International pan Celtic title já este ano bem como o All Ireland title da Fleadh cheoil na hÉireann em 2009. Frequenta agora o 3º ano da Cork School of music onde estuda música clássica com Greg Ellis e música tradicional com Johnny McCarthy. Atualmente toca com a Ken Kelleher Ceili Band e toca num espetáculo de música tradicional irlandesa, para turistas, durante os meses de verão.

     

    Maria Ryan, rabeca
    Maria Ryan tem 20 anos, toca rabeca e é de Pallasgrean em Co. Limerick. É membro do Castleconnel/Ahane/Herbertstown uma filial da Comhaltas Ceoltoiri Eireann(instituição irlandesa de preservação da música tradicional) onde foi galardoada no Munster e no All Ireland. Integrou o grupo Limerick Ballad com o qual venceu o All Ireland Scor na nOg em 2007. Em 2010 venceu o Siansa e, no mesmo ano, o Feis Ceoil com o qual teve o privilégio de tocar para o presidente da Irlanda. Atualmente Marina estuda violino clássico com Elizabeth Charlston na Escola de Música de Cork.

     

     

    CIT Cork School of Music, Irlanda
    CIT Cork School of Music tem muitas bandas premiadas, agrupamentos de música de câmara, coros, grupos de teatro, grupos de ópera e orquestras onde os alunos mais velhos têm a oportunidade de realizar extensas digressões nacionais e internacionais, gravações para rádio e televisão bem como gravações comerciais.

    Localizado no centro da cidade de Cork com vista para o rio Lee, o edifício de cinco andares e 12.000 m² funciona como um centro de excelência musical local, regional, nacional e internacional. Importantes para o conceito do arquiteto são os temas da “colegialidade” equilibrado com os requisitos de ensino sem palavras.

    A escola é constituída por várias salas de aulas e estudo; uma sala de ensaios com 450 lugares; uma black box; salas comuns para funcionários e estudantes; biblioteca de música; estúdios de gravação equipados com ProTools HD; Laboratórios Áudio; salas de teatro; salas de reuniões; gabinetes administrativos e anfiteatros. Todos as salas disponibilizam pelo menos um computador enquanto outras têm mais de 20.

    O coração do edifício é comum ligando todos os espaços de ensino, de performance e os gabinetes. A escola está construída sobre a base da velha escola e foi desenvolvida especificamente para o local tendo em consideração o seu contexto urbano contribuindo de forma importante para a rede urbana da cidade de Cork.