Project Description


Os acontecimentos históricos que levaram à Fundação de Portugal, no século XII, tiveram como palco Guimarães e o território envolvente e como protagonistas cidadãos anónimos e ilustres que a História mantém vivos e presentes no nosso imaginário.
A História, o património material e intangível constituem a base identitária sólida, porque simbólica e emotiva, que confere a Guimarães a singularidade e força que a caracterizam. Mas Guimarães não é só História. Guimarães, Património Cultural da Humanidade, pela UNESCO, desde 2001, combina de forma ímpar e harmoniosa o património e a carga histórica e simbólica que transporta com a inovação, o desenvolvimento e a contemporaneidade. Guimarães é um lugar que fica no coração e nos olhos.

Ao fechá-los podemos ver as suas praças e as suas gentes, sentir o seu odor e saborear os seus paladares. Podemos ouvir o eco do ferreiro a malhar o ferro e o eco dos fantasmas do passado. As suas ruas são mapas humanos disponíveis para o encontro, a descoberta e a partilha. As suas ruas e vielas contam-nos histórias vividas e sonhadas, contam-nos fantasias e esperanças, segredos e sobressaltos, emoções e sonhos, certezas e esperanças.
Mas Guimarães não é só História e passado. Guimarães é memória passada e memória futura. Guimarães é um lugar de futuro, que se reconhece e identifica na diversidade das tradições e na riqueza da sua memória, alicerçado numa forte auto estima e patriotismo de cidade, reforçado no labor e no dinamismo das suas gentes. Guimarães vive e sente a poesia da memória e nela encontra e reforça a energia, a ambição e a capacidade de realização do futuro. Capital Europeia da Cultura, em 2012, Guimarães foi palco e cenário de uma programação feita em residência artística, em contexto territorial e com a participação efetiva e afetiva dos Vimaranenses. Em 2012, Guimarães ampliou-se e densificou-se, recolocou no mapa da cidade e no coração das gentes lugares esquecidos e abandonados. Em 2012, Guimarães mostrou e reforçou a sua capacidade criativa e reinventou-se.
Em 2012, Guimarães ganhou notoriedade e prestígio nacional e internacional. Em 2012, Guimarães recebeu, deu-se e abriu-se ao mundo. E os que por cá passaram deixaram marcas e levaram consigo um pouco do que é nosso e nos faz. Guimarães é um lugar singular, que funde o passado e o futuro, as tradições e a contemporaneidade, o popular e o erudito, nós e os outros, o local e o global. Um lugar que promete encontros possíveis e impossíveis, inesperados, arrebatadores e sempre surpreendentes. Encontros e emoções que ficam gravados na memória e que, fechando os olhos, os sentimos com mais força e intensidade.

Guimarães é um lugar cosmopolita, com História, passada e futura. Guimarães é um lugar irresistível e sedutor, real e mágico. Guimarães é um lugar especial que deixa marcas de memórias, de encontros e de descobertas que ecoam no tambor da alma de cada um.
Francisca Abreu

MORADA
Largo Cónego José Maria Gomes
4800 – 419 Guimarães

TELEFONE
253 518 394

EMAIL
info@guimaraesturismo.com
SITE
http://www.guimaraesturismo.com/