Project Description

    Idée Fixe
    O principal objetivo artístico do grupo é a disseminação da criação musical contemporânea. Ele foca-se na música escrita nos séculos XX e XXI, procurando respostas a questões relacionadas com os nomes e identidades do seu reportório, os súbitos silêncios, as inesperadas influências, os desvios, as exclusões e as ramificações do material que ainda esta em aberto e em evolução.
    Desde promover obras de compositores gregos à interdisciplinaridade das artes (música e dança, música e literatura), os músicos deste grupo desenvolvem uma tentativa de redescobrir o som como corpo, pensamento e sentimento, imaginação e memória.
    O grupo apresenta-se em concerto em prestigiados espaços, assim como nos grandes festivais de jazz na Grécia e no estrangeiro, aprofundando relações com importantes artistas e instituições culturais por forma a criar condições para ações efetivas, colaborações e descobertas pela criação musical. Os Idée Fixe já se apresentou em concerto várias vezes, de algumas dessas destacam-se os concertos no Goldsmith University- Russian Center of Music em Londres, Huddersfield University (Reino Unido) Guarnerius Art Center (Sérvia), Concerti del Chiostro-(Itália), Instanbul University, Yasar University & Klasik Keyifler Festival(Turquia) Musica Polonica Nova Festival (Polónia), Synthermia International Music Festival & Competition of Composition (Grécia), State Museum of Contemporary Art (Grécia),KOTH underground festival (Grécia),Greek Composers Union concert séries, Atenas (Grécia)),Yannis Papaioannou International Music Festival (Grécia), International Summer Music Academy (Grécia), entre outros.
    Desde 2004 que é grupo residente no Conservatório Municipal de Thermi, Grécia. A partir de setembro de 2013 será também grupo residente no Megaron Concert Hall, em Thessaloniki (Grécia). Compositores contemporâneos ilustres têm dedicado algumas das suas obras a este grupo tendo realizado várias estreias mundiais. Durante o ano de 2013 colaboram com a Lutoslawsky Quartet (Polónia).
    Este agrupamento já se apresentou em concerto sob direção de Vladimiros Simeonidis, Miltos Logiadis, Dimitris Dimopoulos, Alexander Myrat e Theodore Antoniou.

    Diretor Artístico, professor – Erato Alakiozidou
    Diretor Projeto, professor – Vassilis Kitsos
    Bayan, professor – Konstantinos Raptis
    Saxofone, professor – Theofilos Sotiriades

    Konstantinos Raptis, bayan, professor
    Konstantinos Raptis nasceu em Ioannina, na Grécia, em 1973. Iniciou os seus estudos musicais com 7 anos de idade e estudou piano com N. Michailidou, teoria avançada com J. Papadatos e musicologia no departamento de Estudos Musicais na National Capodistrian University of Athens, onde é, atualmente, doutorando. Desde 1995 que vive na Alemanha onde estudou acordeão na State Academy of Music in Hannover com o Prof. Elsbeth Moser. Durante os seus estudos Konstantinos Raptis recebeu as bolsas das fundações “Alexander S. Onassis” e “I. Michelis”, e arrecadou ainda vários prémios em concursos internacionais. Participou em cursos de aperfeiçoamento com G.Hatziniko, T.Anzelloti e S.Gubaidulina no Festival de Avignon.
    Apresentou-se em vários países europeus como solista e como elemento de ensembles de música de câmara realizando, com frequência, estreia de novas obras. Apresentou-se ainda com orquestras como a da Academia Santa Cecília, a Orchestra of the State Opera “Unter den Linden” Berlin, a NDR Hamburg e Hannover, a Kamerata of Athens e a “Patras Soloists”. Colabora regularmente com Dimitri Kountouras (flauta de bisel) e juntos fundaram o “Duo Goliardi” com o qual lançaram, recentemente, o seu primeiro disco. Pertence ainda ao quarteto “Tangos a Cuatro”, ao Trio Gorrion e ao Ensemble Megaphon. Trabalha com inúmeros compositores entre os quais se destacam E. Karaindrou, T. Antoniou, G.Kyriakakis tendo gravado obras destes compositores para a ECM (Eleni Karaindrou, “The weeping meadow”) e para a Arkys Productions (George Kyriakakis, “Ulalum”). Para além da atividade concertista participou em vários concursos de acordeão recebendo distinções em Klingenthal,Castelfidardo, Moers, Baden Baden e Hanover. Desde 2005, é professor no departamento de Ciências Musicais e Arte na University of Macedonia em Tessalónica, Grécia e na Hannover University of Music and Drama.

    Theofilos Sotiriades, saxofone, professor
    Theofilos Sotiriades nasceu em Tessalónica (Grécia) e formou-se na Faculdade de Psicologia da Aristotle University of Thessaloniki. Estudou saxofone clássico com distinção na Grécia (State Conservatory of Thessaloniki), em França (National Conservatory of Creteil-Paris) e recebeu o seu título de mestrado na Bowling Green State University nos EUA. O desenvolvimento e a difusão do Saxofone “Helénico” é uma das suas principais preocupações artísticas e pedagógicas concretizadas com uma extensa discografia, participação em festivais internacionais de música bem como o desenvolvimento de pesquisa científica.
    É um defensor da pedagogia musical holística no que respeita às técnicas de respiração, relaxamento, treino mental, memorização, visualização, etc. Compositores Gregos de referência têm-lhe dedicado algumas obras que Theofilos Sotiriades tem apresentado em estreias mundiais (mais de 30 obras). É ainda o fundador do Macedonian Saxophone Quartet e da orquestra de saxofones “KuKluxSax”. É membro fundador do ensemble de música contemporânea “Idée Fixe”. É professor na University of Macedonia (Tessalónica), no State Conservatory of Thessaloniki e no Municipal Conservatory of Thermi.

    Conservatório Municipal de Thermi, Grécia
    O Conservatório Municipal de Thermi (MCT) foi fundado em 1994. A sua fundação foi uma consequência de um esforço de 10 anos no desenvolvimento da educação artística através de cursos no Centro Cultural Municipal.
    Está localizado num edifício do Centro Cultural de Thermi. No contexto do esforço de prestação de estudos musicais de alto nível para todos os cidadãos do Município, o Conservatório Municipal de Thermi dá a oportunidade a todos os jovens de todas as regiões municipais para desenvolverem o seu talento com cursos separados que funcionam nessas regiões em Centros culturais locais. Hoje em dia, o número de alunos é superior a 600 e seu pessoal é de cerca de 60 professores de música . O Conservatório também criou quatro ensembles musicais.

    Em 2008, o Conservatório Municipal de Thermi foi agraciado com um prémio especial pela GREEK THEATRE AND MUSIC REVIEWERS UNION como a melhor organização cultural fora do centro cultural de música do país.
    – A orquestra de alunos ” CON FUOCO ” venceu o primeiro prémio do concurso HON e o prémio especial ” extra competição “, de 2006. Em 2009, os “con Fuoco orquestras” ganhou o primeiro prémio na categoria orquestras de jazz no concurso “Young – 2009 ” em Praga.
    – A Orquestra de Saxofones ” Ku Klux SAX ”
    – O Coro Child and Youth Mixed Choir
    – A conjunto instrumental de música contemporânea ” idee fix ”

    Eventos Anuais
    – Festival de Coros Crianças e Jovens
    – Intercâmbios de estudantes entre os Conservatórios Municipais
    – Recitais de jovens músicos e concertos mensais de estudantes
    – As visitas de estudo a grandes cidades europeias ( até agora a Roma , Paris, Lisboa e Praga )
    – Seminários e programas educacionais.
    – Ciclos de concertos ” Música às quartas-feiras ” e ” Dias da música contemporânea ”
    – Contemporary Music Festival ” Synthermia “.

    Publicações
    Publicações dos colecionadores do Festival de Música Contemporânea ” Synthermeia” de 2005 (impresso em 2007)
    – A revista ” CON FUOCO ” | www.confuoco.gr; Publicação da Associação dos Professores da MCT
    – 20 anos desde a fundação oficial | 1994-2014