Project Description

    Vertical Sense
    Vertical Sense é uma instalação sonora criada especificamente para o HARMOS Plural pelos artistas sonoros Thomas Kusitzky, Gregor Pfeffer e Felipe Sánchez Luna. Com Vertical Sense, Kusitzky, Pfeffer e Sánchez Luna navegam pelas peculiaridades do espaço alternativo do elevador de forma a expandir a experiência espacial do mesmo.

    Thomas Kusitzky, professor
    Thomas Kusitzky produz arte sonora e obras áudio há já muito anos. As suas obras têm sido apresentadas em vários festivais internacionais de som e arte bem como na rádio. Kusitzky estudou música na Academia de Música “Hanns Eisler” em Berlim tendo depois realizado o mestrado de Sound Studies na Universidade de Artes de Berlim (UdK). Desde 2012 é doutorando na Bauhaus University Weimar. O principal foco na sua investigação incide no processo de criação no campo de ambientes sonoros urbanos tendo publicado inúmeros artigos sobre este tema. É co-fundador e membro da Auditory Architecture Research Unit na Universidade das Artes de Berlim.

     

    Felipe Sanchez Luna
    Felipe nasceu em Bogotá, Colômbia, em 1984. Muito cedo começou a tocar guitarra e percussões influenciado, principalmente, por música clássica e rock progressivo. Com 20 anos muda-se para Estugarda, na Alemanha, onde estuda os meios audiovisuais. Por alguns anos dedicou-se a realizar sonoplastias para filmes e animação. Após a conclusão do seu bacharelato trabalhou com sonoplasta e diretor de produção num Sound Ateliê em Estugarda onde explorou vários campos do áudio como instalações sonoras, eventos sonoros e sons interativos. Atualmente Felipe frequenta o curso de Sound Studies na Universidade de Artes de Berlim onde encontrou a inspiração e a orientação certas para novos projetos como geração sonora, arte sonora, programação e investigação.

     

    Gregor Pfeffer
    Nasceu em 1983 na Alemanha e é um artista sonoro e compositor com base em Leipzig e Berlim. Gregor começou como guitarrista e com o decorrer dos anos o seu interesse em arte e especificamente em arte sonora aumentou consideravelmente levando-o a afastar-se da música clássica e das suas estruturas. Colaborou com muitos video artists e tem composto para várias instalações vídeo. O seu último trabalho foi transmitido pela televisão austríaca (ORF III). Para além deste trabalho prático está também interessado em sociologia e na ciência dos meios de comunicação principalmente aqueles relacionados com o mundo sonoro. Gregor é, atualmente, aluno do mestrado em Sound Studies na Universidade de Artes de Berlim (UdK).

    UdK – Berlin University of the Arts, Alemanha
    Berlin University of the Arts é uma das maiores, mais diversificadas e tradicionais universidades de artes em todo o mundo. O ensino oferecido em quatro faculdades de Belas Artes, Desenho, Música e Artes Cênicas, bem como no Instituto Central de Educação Continuada abrange todo o espetro das artes e estudos académicos relacionados em mais de 40 cursos. Com o direito de conferir doutoramentos e pós-doutoramento, a Berlin University of the Arts é também uma das poucas faculdades de arte da Alemanha com estatuto completo de universidade.

    Excelência Criativa
    A quintessência da Berlin University of the Arts é a formação nas artes. Excelentes cadeiras em todas as suas faculdades, assim como o desenvolvimento contínuo dos conceitos de ensino, ajudam a proteger e melhorar constantemente o alto padrão de educação artística e arte-teórica na Berlin University of the Arts.
    Quase todos os cursos da Berlin University of the Arts fazem parte de uma tradição secular. Combinando diferentes academias que estavam separadas para criar o que era então, em 1975, a Hochschule der Künste (HdK), a universidade, desde então, tem-se desenvolvido para uma rede de colégios. Rejeitando compromissos em disciplinas artísticas e criativas, essas faculdades facilitam uma visão integrada das artes, por meio de projetos interdisciplinares, compartilhando pontos de partida teóricos e através da consolidação de áreas académicas afins. Assim, a Berlin University of the Arts oferece aos seus alunos – numa fase inicial e protegidos no âmbito de um curso – a oportunidade de investigar e experimentar com outras formas de arte, a fim de reconhecer e estender os limites da sua própria disciplina.